Aplicações em eletrônica

A eletrônica é a forma aplicada de ciência que lida com elétrons. Estuda e desenvolve os circuitos elétricos que contêm elementos ativos e passivos, além de outras técnicas, o que a torna parte importante da engenharia.

A eletrônica se divide em duas categorias distintas, a analógica que é mais antiga e a digital surgida há pouco tempo.

Em linhas gerais pode ser definida como a forma de controle da energia elétrica. Ela estuda os componentes eletrônicos e elétricos com a finalidade de compreender a transmissão, o processamento, a transformação e o armazenamento da energia. É o conhecimento de como controlar a energia através dos meios elétricos conhecidos.

placa mãe

Onde a eletrônica está presente.

Os aparelhos eletrônicos se tornaram parte importante da nossa rotina. O desenvolvimento nessa área tem sido surpreendente com o surgimento de novas máquinas e robôs capazes de executar tarefas cada vez mais complexas.

A eletrônica está presente em tudo o que há de mais moderno em se tratando de equipamentos como smartphones, tvs, máquinas de lavar, geladeiras e uma infinidade de equipamentos que trazem bem estar.

Com certeza as novas aplicações eletrônicas que estão por vir, terão o poder de mudam nossas vidas de forma radical em um futuro próximo do que imaginamos.

Como faríamos hoje em dia sem os dispositivos de escritório, tais como calculadoras, computadores pessoais, scanners e impressoras, máquina de fax, projetor frontal etc.

Também no uso doméstico não ficaríamos mais sem os eletrodomésticos, como as máquinas de lavar roupa, geladeira, ar condicionado, forno de microondas, aspirador de pó etc.

Sistemas de áudio e vídeo, como fones de ouvido, videogames, DVD players, TVs, microfones e alto-falantes e diversos consoles de jogos.

Dispositivos de consumo avançado, caixas eletrônicos, máquinas de lavar loiça, telefones inteligentes, PDA ( assistente digital pessoal ), leitores de código de barras e terminais POS.

Dispositivos de armazenamento para reprodução e gravação óptica e infotainment portátil. Exemplos são DVDs, jukebox HDD, MP3 player portátil.

Na indústria com o controle de movimentos relacionados a aprendizado das máquinas, robótica, mecatrônica e conversão da energia em sitemas para aplicação renovável como fotovoltaico.

É impressionante a quantidade de recursos inteligentes que são colocados a nossa disposição através da eletrônica.

As aplicações médicas são sem dúvida o que há de mais importante nos dias atuais. Quando pensamos nos equipamentos avançadíssimos a disposição da medicina ficamos literalmente de queixo caído.

Imaginem como a medicina seria sem os modernos equipamentos de diagnósticos, onde a eletrônica está presente. Os tomógrafos, estetoscópios que averiguam através do som o que acontece no interior do corpo humano, respiração monitorada, defibrillators e muito mais.

Também os automóveis que hoje em dia estão cada vez mais seguros, funcionais e eficientes graças a aplicação de eletrônica avançada em larga escala.

Por incrível que pareça isso tudo é apenas uma pequena fração de tudo que a eletrônica pode propiciar em nossas vidas.


Cursos desse site:

Curso de energia solar fotovoltaica

Curso de máquina de lavar

Curso de conserto de celular

Curso de eletrônica geral